Rondônia
Atrações artísticas e homenagens marcam a comemoração ao dia das mães no TJRO
Compartilhe:
Mães emocionadas não contiveram lagrimas ao serem homenageadas com mensagens, vídeos, músicas e abraços calorosos. A comemoração ao dia das mães, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, reuniu mães servidoras do Poder Judiciário. A iniciativa conjunta da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJRO, associação Amigos do Judiciário e Sindicato dos Trabalhadores da Justiça agradou as participantes, que assistiram às atrações e curtiram cada palavra de carinho e reconhecimento dirigida a elas.
O vice-presidente do TJRO, desembargador Renato Mimessi, disse que todos os clichês são necessários, pois as mães são mesmo fundamentais na vida de todos. Em nome da própria mãe, o Secretário-Geral do TJRO, Sérgio William Domingues Teixeira, homenageou a todas presentes. Lembrou de uma constatação observada quando juiz das execuções penais. “As mães de presos são as únicas que nunca os abandonam”.
O secretário de gestão de pessoas ressaltou o papel de peso que as mães desempenham na formação dos filhos. Já os representantes de classe, Antoninho Santana, da Associação Amigos, e Gislaine Magalhães Caldeira, presidente do Sinjur, reforçaram o reconhecimento pelo esforço das servidoras por dividir a maternidade com o trabalho.
O coral Vozes do Madeira, formado por servidores do TJRO, surgiu da plateia, surpreendendo a todos com um repertório emotivo e envolvente. Anunciação, de Alceu Valença, “Aonde você mora?” do Cidade Negra, e Trevo (Tu), de Anavitória. Nesta última canção, a maestrina Sabrine Sena incitou a todos a participarem, formando um grande coral.
O vídeo “Mãe em todas as fases” foi outro momento comovente. Várias mães servidoras em diversas fases da vida dos filhos falam de emoção, da responsabilidade e da satisfação de ser mãe. Os filhos também dão depoimentos e demonstram seu amor pelas mães.
Vídeos menores homenagearam servidoras mães: Sayuri da Costa Tourinho homenageou a mãe, Eolis Tavares da Costa; Ana Carolina de Leles Rodrigues prestou sua homenagem a Angela Rodrigues. Já a servidora Amanda Galina Veras cantou “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, para a mãe Edseia Pires Galina.
Servidores da Emeron homenagearam a recém aposentada D. Lúcia, considerada por todos uma mãe da Escola da Magistratura.
A programação contou, ainda, com a palestra “A maternidade versus o trabalho: o dilema das mães da contemporaneidade”, ministrada pela da psicóloga Ana Maria Castanheira, docente do curso de pós-graduação em gestão de pessoas e psicologia organizacional da Faculdade Católica de Rondônia.
Ao final foi servido um coquetel oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário de Rondônia.